Seminário em Florianópolis



    Nos dias 10 e 11 de setembro participei, juntamente com os professores da UFBA, do IV Seminário de Pesquisa em Mídia-Educação  na cidade de Florianópolis em Santa Catarina.
     Foi apresentada várias palestras com temáticas sobre educação e cultura digital, inclusão digital e direitos autorais bem como a  avaliação do programa UCA no Brasil, Bahia e Santa Catarina.e a experiência do laptop nas escolas da Argentina.
     O que me chamou a atenção foi a experiência do laptop nas escolas da Argentina com o Plano Integral de Educação Digital que dispõe de um planejamento integrando a implementação pedagógica com a implementação tecnológica. Os laptops vem com 113 aplicativos para uso pedagógico, 610 enlace organizados por área de interesse e 79 tutoriais. Na formação e Acompanhamento presencial eles contam com orientadores, assessores pedagógicos e facilitadores pedagógicos digitais possuindo espaços virtuais e alternativos de aulas, interação e cooperação entre alunos e professores, organização especial da aula, projetos transversais, cooperação entre alunos, câmbios em dinâmicas de aprendizagem..
     Aconteceu também um simbósio sobre Múltiplas linguagens, novos letramentos e cultura digital.
     Percebi o avanço do uso dos laptops nas escolas de Florianópolis pelos depoimentos e projetos apresentados pelos professores ali presentes.
      Foi uma grande experiência vivenciada nesse seminário que só me deu a certeza de que estamos no caminho certo da inclusão digital dos nossos alunos, professores e pais, precisando planejar mais as aulas  incluindo o uso das mídias presentes na escola bem como aprender novas possibilidades de uso dessas mídias.

Fotos do Seminário




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente se interessar