terça-feira, 25 de setembro de 2012


RELATO – PROJETO UCA
Escola Padre Carlo Salerio – Itabuna-Bahia


1.Estrutura física da escola:

O prédio escolar pertence a Entidade Irmãs  da Reparação e possui um convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Fundada em 1972 a Escola não possui uma estrutura física muito adequada para o seu funcionamento e vem sendo adaptada ao longo dos anos para melhor atender a comunidade. Possui uma sala de leitura e um laboratório de informática que funcionam em duas salas de aula adaptadas; 07 salas de aula, 01 secretaria, 01 diretoria, 01 sala de professor,  01 cozinha, 02 depósitos, 01 pátio e 03 banheiros. As instalações elétricas e hidráulicas foram reparadas em 2010  bem como o telhado, mas até o momento não foi mudada a fase elétrica da escola (de monofásica para bifásica). Alguns  ambientes da escola precisam de adaptações como banheiros, diretoria, sala de professor, depósitos, cozinha ,  sala de leitura e pátio.

2. Manutenção do laptop:

Não possuímos nenhuma assistência técnica para os laptops que apresentam problemas em seu sistema operacional, carregadores, bateria (que precisam ser trocados). Tentamos com a ajuda de funcionários da escola e docentes e técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Itabuna resolver alguns  problemas, mas alguns laptops estão encostados  por não conseguirmos as soluções adequadas.

3. Proposta pedagógica da Escola:
Buscamos construir um currículo baseado nas necessidades e interesse dos alunos com Eixos Temáticos definidos e Temas Geradores e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação que contemplem uma aprendizagem significativa e contextualizada utilizando uma metodologia baseada na Pedagogia de Projetos mediante atividades interdisciplinares e de pesquisa valorizando a autonomia do aluno. Assim, desde o início das ações do projeto UCA que contemplamos atividades no PPP como:  formação dos docentes e  monitores, oficinas,  planejamento de aulas e projetos  com o uso do laptop e outras tecnologias (laboratório de informática, TV pendrive) presentes na escola.

4. Atuação da equipe de coordenação/orientação/formação e papel que tiveram ou não no sucesso da experiência relatada e/ou do projeto UCA.

O papel do gestor e coordenador foi muito importante para a execução do projeto pois houve um diálogo aberto e facilitador em organizar horários para os encontros de formação promovidos tanto pela equipe da UFBA quanto do NTE, distribuição dos laptops com segurança (termo de compromisso), cuidados e solução de problemas dos laptops(na medida do possível), pesquisa e organização de propostas e projetos de ensino em reuniões pedagógicas e AC (atividades complementares)  contemplando o uso do laptops, bem como todo o suporte para facilitar o uso dos laptops por professores e alunos.

5. Como o professor e os alunos fazem uso do laptop em suas atividades escolares.

Através dos encontros de formação do PROUCA os professores planejam suas aulas contemplando o uso dos laptops, tornando as aulas mais criativas e prazerosas. No início foi difícil  utilizá-los  mas a medida que os professores foram avançando no curso o uso dos laptops, mesmo que ainda timidamente e esporadicamente,  tornou-se  uma estratégia facilitadora e estimulante para o ensino e aprendizagem. Os alunos começaram a explorar os laptops com a ajuda dos professores e de forma autônoma pois já estavam levando para casa, ampliando o uso. Para os alunos foi “amor a primeira vista” e para os professores um grande desafio de aprender a dominar o novo e introduzi-lo em seu planejamento diário.
Os professores utilizam os programas do laptop em suas disciplinas para:  produção de texto, para tirar fotos, produzir vídeos e áudios, produção de imagens e jogos. Além dos usos dos recursos instalados no laptop, quando consegue o acesso a internet, realizam pesquisas,  releitura de obras, leitura de imagens, tradutor, dicionário online e produzem e publicam textos em blogs. Já estão iniciando a inserção das redes sociais nas práticas pedagógicas, a exemplo da página da rádio-pátio, onde é atualizada constantemente por seus membros.
O uso do laptop nos projetos da escola ocorre de forma interdisciplinar, onde os professores nas diversas disciplinas planejam as ações enfocando seu uso durante as aulas de forma a agilizar pesquisas do tema do projeto, produção de vídeos, textos, paródias, peças teatrais, leitura de obras, imagens, etc.
Desde a implantação do PROUCA que o uso do laptop foi inserido nas oficinas do Programa Mais Educação. Na oficina de Letramento através do editor de texto, jogos para alfabetização, pesquisas na internet, leituras diversas; Matemática através dos jogos envolvendo as quatro operações, construção de gráficos, utilização de sites de matemática; Cinemania com visualização de filmes brasileiros, utilização de site sobre produção de cinema, filmagens; Informática com o uso da apostila Apropriação Tecnológica Conhecendo o Classmate Parte 1 e 2 (Módulo I – Formação Brasil) – para oficinas direcionadas para conhecer o laptop e seus programas, utilizando-os em vários contextos; Teatro com pesquisa de peças, escrita de textos, gravações de áudio filmagem e fotos.
Para a continuidade desse projeto se faz necessário a manutenção dos laptops, troca de carregadores e baterias, internet com mais velocidade, acompanhamento de um facilitador pedagógico digital  constante pois os professores tem dificuldades de trabalhar com as tecnologias.
Nossa experiência com os laptops se dá no dia-a-dia da sala de aula, nos projetos desenvolvidos na escola e na interação e cooperação entre alunos e professores.
Vale ressaltar que há na escola alunos-monitores (abaixo foto de um encontro de formação) de diferentes turmas que ajudam seus colegas e os professores na utilização das tecnologias.

Segue em anexo slides com experiências vivenciadas com o laptop UCA e Projeto Rádio Pátio.

Atenciosamente,
Mariene Carvalho Leitão Santana – Coordenadora Pedagógica
Itabuna, 24 de setembro de 2012.
         



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